O sonho comanda a vida

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que o Homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança"

António Gedeão

Sejam bem-vindos à nossa sala!



Vejam o nosso Portfólio de grupo, onde partihamos as experiências vividas ao longo deste Ano Lectivo 2011/2012.
Temos 4 e 5 anos e na companhia da nossa Educadora Teresa Costa sonhamos em conjunto e tentamos concretizar alguns dos nossos sonhos.

sábado, 11 de setembro de 2010

Tudo tem uma razão

Os símbolos

O ser humano move-se num universo mediatizado pelo uso da função simbólica (verbal, numérico, grafismo). Esta, como suporte do pensamento, é o instrumento de controlo da vida emocional, que terá uma dimensão mental cada vez mais diferenciada, e de um meio organizado em torno de pontos de referência temporais e espaciais.
O domínio do símbolo é fundamental no desenvolvimento da criança em todos os aspectos:
Simbolização:
  • da criança em si mesma
  • dos objectos
  • dos locais
  • das acções
  • de receitas, canções, contos e poesias

De acordo com as Orientações Curriculares "A descodificação de diferentes códigos pode também ser trabalhada na educação pré-escolar, quer através do reconhecimento de símbolos convencionais, como sinais de trânsito e outros sinais de orientação, quer através da criação de símbolos próprios convencionados, para identificação e substituição das palavras".

A simbolização deve ser a expressão visível, simplificação duma realidade concreta, conhecida.

Identificação das áreas
"Dividir a sala por áreas é estruturante para a criança pois permite que esta compreenda melhor a sua organização. É fundamental separar actividades umas das outras, mas é de igual importância criar espaços que incentivem a criança a determinada tarefa. As áreas devem ser sugeridas pelas crianças mediante orientação do adulto. É também importante que sejam as crianças a dizer quantos amigos podem estar ao mesmo tempo em cada área. Esta regra, de ouro, deve ser sempre cumprida, e por isso deve estar sinalizada em cada espaço. As áreas poderão variar ao longo do ano de acordo com os interesses do grupo, podendo ainda ser criadas outras: leitura e escrita, matemática, experiências, etc."

Biblioteca
"É um local com várias possibilidades. Neste espaço a criança pode estar em grupo a ouvir uma história contada pela educadora, sentada no chão; mas pode também servir para que as crianças explorem livros individualmente ou a pares, desenvolvendo a literacia."

Casinha
"É o espaço onde a imaginação ganha forma, e aquilo que a criança quer ser se projecta na realidade do seu jogo.


O jogo simbólico, altamente desenvolvido por estas actividades de Faz de Conta, é fundamental para o desenvolvimento da cognição, da socialização e da linguagem. Nestes jogos de fingir que se é, a criança interage com os colegas, num jogo de regras impostas de forma não declarada, no qual reina a capacidade de socialização e em que ganha o que mais longe imagina."


Garagem e Construções
"É uma área de jogo simbólico e funcional em que as crianças podem construir, brincar e desmanchar, num espaço que apela e desenvolve a socialização."


Jogos
Aqui podem experimentar-se um vasto leque de diferentes jogos e actividades de iniciação à matemática como jogos com sequências, tamanhos, comparações ou seriações.

Expressão Plástica
"Pode servir para que cada criança pinte, faça modelagem, recorte, cole ou simplesmente rasgue. A exploração de diferentes materiais, a experiência de desenhar com diferentes cores é essencial para o desenvolvimento da cognição e da criatividade. Por outro lado é neste espaço que as tarefas de motricidade fina surgem por excelência. O recortar pelos contornos, o pintar dentro das linhas é imposto pela própria criança, na procura de fazer um trabalho simplesmente bonito."


INSTRUMENTOS DE TRABALHO:

Os chamados «instrumentos de trabalho» é que organizam a vida na sala de actividades. São muito importantes no nosso dia-a-dia, "são extremamente flexíveis, acompanhando o fluir dos interesses das crianças, dentro dos limites impostos pela necessidade de se encontrarem como grupo, de comerem todas à mesma hora, de irem brincar todas juntas lá para fora, de trabalharem e brincarem em pequenos grupos e de desempenharem as tarefas inerentes à vida na sala de actividades."

Estes instrumentos dão às crianças um sentido do tempo e da continuidade, ao mesmo tempo que deixam margem para a resolução individual ou conjunta dos problemas.

  • Quadro das presenças

Este quadro é um instrumento útil para o desenvolvimento da estruturação do tempo nas crianças. O saber em que dia faltou, quantos dias faltam para o fim de semana e repetir o nome dos dias da semana, faz com que as crianças adquiram a noção de continuidade cíclica do tempo. Consegue-se assim estimular a noção de dia, interiorizando os nomes de cada dia, que no fim compõem uma semana e que são precisas quatro ou mais semanas para fazer um mês. Ao nível da autonomia, este instrumento desenvolve ainda a noção de responsabilidade.

Daqui a algum tempo as crianças irão escrever diariamente o número de ausências.

  • Friso do Tempo / Calendário / Mapa do Tempo

Os conceitos ligados ao tempo e à meteorologia são difíceis de adquirir por serem muito abstractos. A noção de tempo adquire-se através da vivência de factos sucessivos. Por esse facto, nada melhor do que registar diariamente o estado do céu. A análise do quadro de registo feito em grupo, no qual se vê se este está com muitos Sois ou com muitas nuvens, permite relacionar o tempo meteorológico com o tempo cronológico e permite introduzir os conceitos de estações do ano. Mas indo mais longe, podemos pedir ao grupo que registe o tempo que faz de manhã, e o tempo depois do almoço; aqui começam a ser introduzidos os conceitos de manhã e de tarde.

  • Quadro dos Aniversários

À semelhança do quadro de presenças, também este instrumento serve para estimular a noção de tempo. A visão clara dos meses por ordem (tal como no friso cronológico), expostos na sala, faz com que a criança desenvolva a noção da ordem dos meses e consiga compreender a sequência dos aniversários da sala.

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