- Mostrar a capa do livro à criança para que ela tente advinhar o seu conteúdo.
- Conversar acerca do autor e ilustrador.
- Falar sobre o tipo de texto que vão ouvir (poesia, prosa, lenda, fábula, etc.).
DURANTE A LEITURA
- Encorajar as crianças para comentarem a história enquanto ouvem.
- Ajudar as crianças a perceberem a linguagem escrita da história.
- Fazer perguntas ocasionalmente para testar a compreensão da história.
- Sublinhar com o dedo as frases do texto enquanto se lê.
- Nos momentos chave, perguntar às crianças o que vai acontecer a seguir.
- Permitir que a criança dê a sua interpretação pessoal da história.
- Rever os momentos principais da história.
- Ajudar as crianças a estabelecer ligações entre a história e as suas vivências pessoais.
- Arranjar situações para pôr a criança a pensar sobre o texto.
- Recontar a história alterando elementos da história (personagens, locais, etc.).
(Strickland & Morrow, 1993)
Sem comentários:
Enviar um comentário