O sonho comanda a vida

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que o Homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança"

António Gedeão

Sejam bem-vindos à nossa sala!



Vejam o nosso Portfólio de grupo, onde partihamos as experiências vividas ao longo deste Ano Lectivo 2011/2012.
Temos 4 e 5 anos e na companhia da nossa Educadora Teresa Costa sonhamos em conjunto e tentamos concretizar alguns dos nossos sonhos.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Páscoa


A Páscoa é uma festa móvel. O dia de Páscoa é o primeiro domingo após a lua cheia (que é uma “lua eclesiástica”, imaginária, definida pelas Tabelas Eclesiásticas) que ocorre no próprio dia ou depois do equinócio da primavera boreal, que se assume como sendo no dia 21 de Março. Calha sempre numa das 35 datas entre 22 de Março e 25 de Abril. O domingo de Páscoa é antecedido pela Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

È a festa Cristã que celebra a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, ou seja a passagem de Jesus da morte para a vida, sendo portanto a data mais importante no calendário católico. Muitos dos costumes ligados ao período pascal tiveram origem em tradições pagãs relacionadas com a chegada da Primavera e na celebração da Pessach, Páscoa Judaica com cerca de 3000 anos de tradição.

A origem desta festa perde-se no tempo e nas diversas tradições das quais se encontram vestígios desde os tempos mais longínquos. A Páscoa é uma mistura de tradições cristãs e pagãs (religiões antigas) e universalmente é uma fase ecuménica em que se festeja o fenómeno da vida – a passagem de um tempo escuro e triste para um tempo iluminado, de vida nova, uma espécie de renascer. A Páscoa tem origem na palavra hebraica pesakh que significa passagem e é festejada desde há três mil anos pelos judeus (libertação da escravatura no Egipto). Festa judaica que marca o início do êxodo e o fim da escravidão dos israelitas (escravos no Egipto durante 400 anos). Esta celebração dura 8 dias e inclui, entre outras celebrações, a presença do cordeiro pascal, de pão sem fermento (o Matzá), de ervas amargas e de muito vinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário