O sonho comanda a vida

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que o Homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança"

António Gedeão

Sejam bem-vindos à nossa sala!



Vejam o nosso Portfólio de grupo, onde partihamos as experiências vividas ao longo deste Ano Lectivo 2011/2012.
Temos 4 e 5 anos e na companhia da nossa Educadora Teresa Costa sonhamos em conjunto e tentamos concretizar alguns dos nossos sonhos.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Os símbolos da Páscoa


Os ovos simbolizam, desde há milhares de anos, a vida que recomeça (ligados a rituais pagãos do início da Primavera), o início. Estes eram pintados e oferecidos aos amigos e parentes (Egipto, Pérsia)
Representam com a sua forma e cores variadas e brilhantes a luz solar e a promessa de uma nova vida. A utilização destes objectos como presentes iniciou-se na Antiguidade e eram verdadeiras obras de arte.
Simbolizam o CRISTO que sai vivo após três dias de permanência no sepulcro.
Para os egípcios o coelho simbolizava a fecundidade. Para alguns povos da antiguidade era símbolo da Lua e, talvez por a Lua determinar a data da Páscoa se tenha tornado um símbolo pascal. Na Europa é a época em que o frio termina e começa a primavera.
É símbolo de fertilidade e de renovação de vida. Os coelhos são os primeiros animais a saírem das suas tocas quando chega a Primavera e reproduzem-se em grande quantidade.
Consta-se que…
“Uma pobre mulher pintou alguns ovos para dar aos filhos na Páscoa. Para que não os encontrassem antes do tempo escondeu-os num ninho. Quando as crianças encontraram os ovos calhou passar a correr um coelho. Espalhou-se então a lenda de que tinha sido o coelho a trazer os ovos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário