O sonho comanda a vida

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que o Homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança"

António Gedeão

Sejam bem-vindos à nossa sala!



Vejam o nosso Portfólio de grupo, onde partihamos as experiências vividas ao longo deste Ano Lectivo 2011/2012.
Temos 4 e 5 anos e na companhia da nossa Educadora Teresa Costa sonhamos em conjunto e tentamos concretizar alguns dos nossos sonhos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Formas geométricas e blocos lógicos

À terça-feira é o dia de música, e a propósito das pintas, em forma de círculo, da Joaninha Suzete aprendemos a canção das formas geométricas:





Eu sou o quadrado

Bonito demais

Tenho quatro lados

são todos iguais


Eu sou o rectângulo

Cresci mais de um lado

P'ra fazer inveja

Ao senhor quadrado


Eu sou o triângulo

Tenho três biquinhos

De chapéu eu sirvo

Par os palhaçinhos


Eu sou o círculo

Sou igual à lua

Sou o mais bonito

Lá da minha rua



Depois trabalhamos os Blocos Lógicos. Este material é excelente, na medida em que auxília a criança na elaboração do raciocínio, passando gradativamente do concreto para o abstracto.
Com o "auxílio" dos Blocos Lógicos a criança, organiza o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma, tamanho e espessura, além de realizar actividades mentais de selecção, comparação, classificação e ordenação.

Começamos com a livre criação.

Separamos por cor:


Separamos por formas:

Sem comentários:

Enviar um comentário